Projeto Pet Brasil reuniu empresas brasileiras de pet food e pet na Flórida, EUA
Brasileiros realizaram contato com empresas de países como Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Índia e China, entre outros.
Entre os dias 20 e 22 de março de 2024, o Projeto Setorial Pet Brasil, parceria do Instituto Pet Brasil com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participou da Global Pet Expo, realizada em Orlando, nos Estados Unidos. O evento, um dos mais relevantes para o mercado pet mundial, contou com a presença de cinco empresas brasileiras: Nutrivale (pet food), Interbrilho, Traty Vet, Animalltag e Durapets (pet care), que expuseram seus produtos e promoveram o setor pet brasileiro. A expectativa de negócios gerados durante o evento ultrapassa US$ 1 milhão.
A Nutrivale destacou sua linha de alimentos secos completos para cães e gatos, enquanto a Interbrilho expôs sua linha Ekopet de produtos de higiene. Já a Animalltag apresentou soluções inovadoras de identificação animal, como microchips e pingentes com QR codes. A Traty Vet levou produtos de pet care, e a Durapets exibiu brinquedos e acessórios para transporte e alimentação de pets.
“Durante os três dias de evento, a movimentação no estande foi intensa, especialmente nos dois primeiros dias. Embora a localização do estande tenha sido considerada pouco estratégica pelas empresas, o feedback geral foi positivo, destacando a qualidade dos contatos realizados”, comenta José Edson Galvão de França, membro do Conselho Consultivo do IPB.
Já de acordo com a equipe do Projeto Setorial Pet Brasil, presente no evento, as empresas brasileiras realizaram contatos comerciais com diversos países, como Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Costa Rica, Chile, Venezuela, Canadá, Porto Rico, Ilhas do Caribe, Peru, Índia e China. “A presença no evento reforçou a boa reputação dos produtos brasileiros no mercado internacional, especialmente em termos de qualidade e credibilidade das matérias-primas”, comentou o presidente do IPB, Caio Villela.
A participação na Global Pet Expo 2024 foi considerada uma oportunidade estratégica para o fomento do mercado pet brasileiro no cenário internacional. Apesar de uma expectativa de negócios inferior à edição de 2023, as empresas relataram a relevância de estarem presentes em um evento dessa magnitude, reforçando a importância da continuidade dessa iniciativa para impulsionar o crescimento e a expansão do setor pet brasileiro no exterior. O Instituto Pet Brasil segue comprometido em aprimorar suas ações e oferecer suporte de qualidade aos expositores nos próximos eventos.
Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.
O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o Projeto Setorial Pet Brasil
O projeto setorial Pet Brasil é fruto da parceria entre o Instituto Pet Brasil e a ApexBrasil, órgão vinculado ao governo federal. A iniciativa auxilia e orienta empresas que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, já exportadoras ou internacionalizadas. Paralelamente, o projeto busca divulgar no mercado internacional o potencial da indústria brasileira, que se alinha cada vez mais às demandas dos principais mercados pet mundo afora.